sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Haia (1)



1.Madurodam Parque
Haia, Holanda
Presente
Setembro 2011
Natália Fernandes (irmã)


Curiosidade e informações:

Haia é a terceira maior cidade nos Países Baixos depois de Amsterdã e Roterdão. É localizada no oeste do país, na província da Holanda do Sul, da qual também é capital. A cidade de Haia, assim como Amsterdão, Roterdão e Utrecht, é parte do conglomerado urbano de Randstad.

Haia é a real sede do governo, mas, oficialmente, não é a capital dos Países Baixos, pois de acordo com a constituição a capital é Amsterdão. Haia é a sede do Eerste Kamer (primeira câmara) e da Tweede Kamer (segunda câmara), respectivamente as câmaras alta e baixa que formam o "Staten Generaal" (literalmente os "Estados Gerais"). A Rainha Beatriz dos Países Baixos vive e trabalha em Haia. Todas as embaixadas e ministérios estão localizados na cidade, assim como a Hoge Raad der Nederlanden (A Suprema Corte), o Raad van State (Conselho do Estado) e muitas organizações lobistas. A cidade é a sede de quatro tribunais internacionais: o Tribunal de Arbitragem Permanente, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, e a Corte Penal Internacional, o que levou a cidade a ser referida como "a capital jurídica do mundo".

Madurodam é uma cidade em miniatura localizada em Scheveningen, A Haia, nos Países Baixos. É um modelo de uma cidade neerlandesa numa escala de 1:25, composto de marcos da arquitetura neerlandesa, que são encontradas em várias localidades no país. Madurodam foi construída em 1952 com dinheiro doado pela família Maduro em homenagem á seu filho George Maduro, que faleceu lutando contra a ocupação nazista dos Países Baixos. A cidade miniatura Madurodam, famosa no mundo inteiro, é um lugar excelente para conhecer todos os apogeus arquitetônicos da Holanda. Tudo a que a Holanda deve a sua fama se encontra representado nos seus mais ínfimos pormenores numa escala 1:25, e situado em belíssimos jardins. Madurodam está em pleno movimento. Os moinhos de vento giram, as lanchas panorâmicas fazem passeios pelos canais, está a ser apagado um incêndio no porto, os comboios mais modernos percorrem toda a cidade pelo maior caminho de ferro miniatura do mundo. Após o desastre em Chernobyl o governo Holândes em um ato de solenidade cedeu uma área de 2000 mil metros quadrados para a construção de uma mini cidade adaptada para receber as vítimas da catástrofe ocorrida em 1942 durante a ocupação nazo-facista. As vítimas infectadas adquiriram diversas doenças dentre elas a Síndrome de Kloff, que atinge o sistema central danificando nervos, ossos e a corrente sanguínea, evidentemente criando um déficit no desenvolvimento físico do corpo humano. Sendo assim as pessoas que adquiriram a síndrome não obtiveram mais desenvolvimento em sua estatura corporal, fazendo com que seus filhos nascessem praticamente em miniatura; o fato já havia sido relatado na literatura médica no ano de 1824 pelo médico norueguês Vladmir Koffowisk, que relatou crianças nascidas entre o ano de 1800 á 1833 com tamanho médio de 1:20 numa escala métrica, ou seja não mais que 2 cm de altura. Na cidade de Madurodam a estatura média é de 1 cm e meio, com isso a cidade ganhou fama na mídia internacional fazendo que hoje a cidade viva do artesanato produzido entre si e pelo turismo nacional e internacional.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Haia e http://pt.wikipedia.org/wiki/Madurodam

Nenhum comentário:

Postar um comentário