segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Estocolmo (2)


2. Península Escandinávia - Noruega
Estocolmo, Suécia
Presente
2007
Natália Fernandes (irmã, em viagem a trabalho)

Curiosidade e informações:

Natalia Fernandes quando foi pela primeira vez na Suécia e comprou o conjunto de 4 copinhos com os países que pertencem a Península Escandinávia. Esse é o da Noruega.

A Noruega, oficialmente Reino da Noruega, é um país nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard. Hoje o país é classificado como o mais rico do mundo, com a maior reserva de capital per capita do que qualquer outra nação. Ela é uma monarquia constitucional hereditária e uma democracia parlamentar, com o Rei Harald V como seu Chefe de Estado. A Noruega é um dos membros fundadores da ONU, da OTAN, do Conselho da Europa e do Conselho Nórdico, além de ser membro do Espaço Econômico Europeu, da OMC e da OCDE.
 Bandeira Nacional da Noruega é formada por um fundo vermelho, cortado por uma cruz escandinava (figura que também está presente nas bandeiras de outros países dessa região) branca e azul. Essas cores foram escolhidas para representar a democracia. Apesar disso, a mesma fonte afirma que as cores vermelho e branco fazem uma referência à bandeira dinarmaquesa, assim como, provavelmente, o azul é uma referência à bandeira sueca e é o contrário da bandeira islandesa, que tem fundo azul e cruz vermelha.
O Brasão de armas da Noruega é um dos mais antigos da Europa. Originou-se como um brasão de armas pessoal para a família real. Håkon, o Velho usava um escudo com a figura de um leão. A referência mais antiga preservada sobre o colorido dos brasões é a Saga do Rei, escrita em 1220. Em 1280, o rei Eirik Magnusson adicionou a coroa e o machado prata ao leão. O machado representa a arma usada para matar o mártir Santo Olavo na batalha de Stiklestad, em 1030. O cabo era geralmente curvado para que pudesse se encaixar no formato do escudo favorito na época, e também para emparelhar com o formato das moedas. O brasão de armas é sempre disposto sob a coroa real. Durante a Segunda Guerra Mundial, o regime Quisling continuou a usar o brasão de armas do leão, freqüentemente com a coroa removida. Em 1943, o desenho do leão foi modificado e a coroa real foi recolocada com um tipo livre de coroa medieval. O governo legítimo norueguês continuou usando o brasão com a coroa real durante o exílio.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Noruega e http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Noruega e http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_de_armas_da_Noruega

Nenhum comentário:

Postar um comentário